Ingredientes: inhame (3, 4 ou 5 por pessoa, dependendo do tamanho), espinafre (1 maço cada 2, 3 pessoas), alho (1 cabeça), cenoura (2 ou 3) ou abóbora (meia abóbora picada). Temperos opcionais: cheiro verde, pimenta-do-reino-branca ou curry (bem pouquinho). Sementes de girassol (ver Sementes )
Inhame "gigante" |
Preparo: Descasque os inhames e os alhos; cozinhe na panela de pressão com bastante água (o suficiente para a sopa), junto coloque sal e os dentes de alho inteiros. Também pode ser feito em uma panela normal, o importante é ir controlando o cozimento do inhame que vai depender do tamanho deles - se preferir corte-os pela metade ou em quatro.
Lave o espinafre, separe as folhas, os talos podem ir na sopa cortadinhos, ou guarde para fazer um suco.
Corte as cenouras em quadradinhos (médios) ou rodelas (grossas;, ou se for usar abóbora, pedaços grandes.
Quando os inhames estiverem bem molinhos junte as cenouras e o espinafre, e cozinhe mais um pouco até os inhames se dissolverem. Se for usar abóbora, espere a que já estejam se dissolvendo e junte a abóbora (e o espinafre); agora com a panela aberta cozinhe até esta última ficar no ponto. A idéia é que a cenoura/abóbora não se dissolvam, e fiquem em pedaços decorando o prato! Talvez o inhame não se dissolva totalmente, porém a água vai ficar branquinha, se você dispuser de um instrumento para amassar, aqueles de fazer purê, aproveite para engrossar mais a sopa.
No prato adicione umas sementinhas de girassol pré-torradinhas com sal.
O inhame é uma raiz de alto valor nutritivo, infelizmente ela não é muito comum em nossa culinária. Por isso é interessante conhecer seus benefícios e criar o hábito de inseri-lo na nossa cozinha. Ai vão alguns links que valem a pena conferir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário